QUEM SOMOS

O Coletivo de Consumo Rural Urbano - Solidariedade Orgânica (CRU - SOLO) tem como objetivo atuar e intervir na lógica capitalista de produção e consumo de alimentos, que em sua comercialização e consumo, tenham um abastecimento de alimentos que garanta o direito humano a alimentação adequada, livre de agrotóxicos que respeite e valorize e as múltiplas características culturais, que promova o comércio justo, conserve as comunidades e culturas tradicionais, o meio ambiente e a saúde do ser humano. Tornando todos os envolvidos (consumidor e produtor) atores da ação na relação campo-cidade, fortalecendo o produtor e a relação camponês-a-camponês.   

CAMPANHAS HORTAS E ALDEIAS

Compra solidária de alimentos frescos e nutritivos, de base agroecológica e tradicional para as comunidades indígenas no estado de São Paulo.
 

As medidas sanitárias e de isolamento social fundamentais para conter a pandemia têm como efeitos indesejados ampliar as desigualdades pré-existentes e podem repercutir no fornecimento e acesso a alimentos frescos e nutritivos. A Campanha Hortas e Aldeias visa colaborar na mitigação das repercussões que concernem às cadeias de abastecimento alimentar, conectando diretamente cooperativas e organizações da agricultura familiar com as comunidades indígenas.

 

A CAMPANHA ESTÁ ENCERRADA!


 



 



 

Apoio:

VÍDEOS

INFORMATIVOS

Agroecologia

 

Pode ser entendida como ciência, como movimento e como prática.

 

Agroecologia não existe isoladamente, mas é uma ciência integradora  de conhecimentos de outras ciências, além de agregar também saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares, de comunidades tradicionais e camponesas, objetivando uma agricultura sustentável sob todas as óticas: ambientais, sociais, econômicas e energéticas.

Economia Solidária

Uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido.

 

A economia solidária entende que o trabalho é um meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica. Além disso, a Economia Solidária possui uma finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável.

Consumo

Consciente

O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca.
 
 
O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo.
 
 
Sabe que os atos de consumo têm impacto e que, mesmo um único indivíduo, ao longo de sua vida, produzirá um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente.
 
 
Fonte: Ministério do Meio Ambiente