top of page

Do campo para a periferia

Abastecimento Popular 

Cópia de logo ccru solo (1).jpg

Brasil: A irracionalidade capitalista da fome no “celeiro do mundo”

Mas existe Organização e Resistência 

Origens

O Coletivo de Consumo Rural Urbano - Associação Oeste de Diadema (CCRU- Diadema) nasceu no ano de 2014 dentro do movimento de luta por moradia chamado Associação dos Moradores dos Núcleos Habitacionais, Cortiços e Moradores de Aluguel de baixa renda da Região Oeste de Diadema (Associação Oeste de Diadema). 

O CCRU junto a Associação Oeste busca fomentar a aliança campo-cidade e realizar o abastecimento popular de alimentos agroecológicos, variados e saudáveis com preço acessível direto do camponês para a periferia,

logo_ccru_diadema.png
Galpao.png

 

A partir do fortalecimento dessa experiência passaram a se relacionar com a Universidade Federal do ABC (UFABC).


Em meados de 2014, servidores técnicos administrativos da UFABC que já atuavam no CCRU-Diadema, se juntaram a um grupo de discentes, docentes e comunidade externa (membros do CCRU-Diadema)  iniciando as discussões teóricas sobre agroecología, soberania alimentar, economia solidária e consumo crítico e responsável. Em 2014 surge o CRU SOLO como projeto de extensão nesta universidade. Projeto que se tem renovado cada ano desde então. 

logo_grande.png

Abastecimento Popular 

logo_ccru_diadema.png
logo_grande.png

Abastecimento popular, circuitos curtos, compras diretas, Grupos de Consumo Responsáveis entre outros, são experiências de redes agroalimentares alternativas. 

 

Em parceria com organizações, cooperativas e redes de produtores e produtoras agrícolas familiares, camponesas ou quilombolas organizam compras diretas de alimentos agroecológicos. 

Elimina-se assim aos atravessadores, se contribui com a autonomia e a renda das famílias rurais, suas comunidades e territórios. Ao tempo que  se democratiza o acesso a alimentação saudável a preços acessíveis, principalmente para a população de baixa renda que vive nas periferias. 

Em construção

bottom of page